sábado, 20 de novembro de 2010

O projeto UCA




O projeto UCA


O Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. Para promover a inclusão digital, as escolas públicas receberam os laptops educacionais para serem utilizados pelos estudantes e professores de educação básica.

Do ponto de vista pedagógico, objetiva desenvolver esforços para empreender uma mudança pedagógica com ações inovadoras no contexto escolar e na sala de aula, com vista a melhoria da qualidade da educação.

Objetiva, também:

•Uso do laptop como estratégia de inovação visando a melhoria da qualidade da educação nos sistemas públicos educativos;
•Reforço ao processo de inclusão na sociedade em rede;
•Estímulo à fabricação e manutenção dos equipamentos nacionalmente.

Fonte: Curso de Formação do Projeto UCA - E-Proinfo Ambiente Colaborativo de Aprendizagem

terça-feira, 9 de novembro de 2010

sábado, 6 de novembro de 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO UCA NO MONTEIRO LOBATO





Tecnologia e Educação

Nossa sociedade tem que desenvolver um novo pensamento capaz de introduzir tecnologia ao seu cotidiano, isto por que tanto nosso mundo atual, quanto o que vier a ocorrer no futuro, e absolutamente seguro, que ser digital é fundamental, pois isto será a grande diferença da nova economia que se apresenta, e que o Brasil terá que se inserir.
Por ser um caminho praticamente único a educação terá que ir alem do básico, em sua relação com o universo dos chips, para colocar nossa sociedade, de maneira competitiva no panorama mundial, e fundamental que os participantes apreendam a pensar digitalmente.


Texto do professor Sílvio Mauro Tavares.
Leia mais...
Fonte: http://educacaodigital0803.blogspot.com/2008/06/tecnologia-e-educao.html


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Alunos conhecem o uquinha.




O uquinha, nome carinhoso dos computadores do Programa Um Computador por Aluno, foi apresentado aos alunos do Monteiro Lobato. Eles gostaram muito e esperam ansiosos o momento de usá-los em sala.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Criação do UCA

Medida Provisória oficializa a criação do UCA

Medida Provisória 472/09, de 15 de dezembro de 2009, trata, entre outros assuntos, da criação do programa Um Computador por Aluno, bem como da instituição de um regime especial para a compra de computadores voltados ao uso educacional, o RECOMPE.

Fonte: http://www.uca.org.br/institucional/noticiasMPUCA.jsp

Conheça mais sobre o programa nos links:

www.uca.org.br/institucional

http://uca-ce.blogspot.com

Escola participantes do projeto piloto no Ceará

Escolas beneficiadas com o Projeto UCA no Ceará


EMEIEF ANTÔNIO JULIAO NETO
BARREIRA


ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOAQUIM VALDEVINO DE BRITO
CRATO

ESC DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DO PARANÁ
FORTALEZA


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO JOSÉ
SOBRAL

EMEIF MONTEIRO LOBATO
FORTALEZA

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO
IGUATU

EMEF E LEB INF SENADOR CARLOS JEREISSATI
JIJOCA DE JERICOACOARA

ESC DE ENS FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
QUIXADÁ

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL POETISA ABIGAIL SAMPAIO
SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Fonte: http://uca-ce.blogspot.com/

PROJETO PILOTO

 Em 2010, o UCA entra em sua fase 2, denominada Piloto. Esta etapa abrangerá cerca de 300 escolas públicas pertencentes às redes de ensino estaduais e municipais, distribuídas em todas as unidades da federação e selecionadas mediante critérios acordados com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e a Presidência da República.

Formação

O processo de formação se dará em três níveis ou ações e envolverá, além das escolas participantes, as universidades (IES), Secretarias de Educação (SE) e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). A formação terá caráter semi-presencial e será dividida em módulos, abrangendo as dimensões teórica, tecnológica e pedagógica.

Além da formação, o UCA também conta com ações dedicadas a avaliar a execução dos pilotos. O processo prevê uma avaliação diagnóstica antes da implementação dos pilotos, avaliação formativa durante sua execução e uma avaliação de impacto.

Já as ações de monitoramento do UCA irão envolver dois componentes principais: um conjunto de ferramentas de monitoria e uma sala de monitoramento, com pessoal capacitado para acompanhar o andamento do projeto.

Fonte: http://www.uca.org.br/institucional/projetoPiloto.jsp

Critérios de seleção

A definição das cerca de 300 escolas públicas que participam do Piloto do Projeto "PROUCA", coube às Secretarias de Educação Estadual ou Municipal dos estados e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Todos os estados selecionaram escolas da rede pública da Rede Estadual e Municipal de ensino nos municípios indicados. Dentre estes, seis foram selecionados como UCA Total, onde todas as escolas são atendidas pelo programa.

Os critérios utilizados foram:
Nº de alunos e nº de professores
Cada escola deverá ter entorno de 500 (quinhentos) alunos e professores; 

Estrutura das escolas
As escolas deveriam possuir, obrigatoriamente, energia elétrica para carregamento dos laptos e armários para armazenamento dos equipamentos.
Localização das escolas
Preferencialmente, deveriam ser pré-selecionadas escolas com proximidade a Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTE - ou similares, Instituições de Educação Superior públicas ou Escolas Técnicas Federais. Pelo menos uma das escolas deverá estar localizada na capital do estado e uma na zona rural;
Assinatura do termo de adesão
As Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais de cada uma das escolas selecionadas deverão aderir ao projeto através do envio de ofício ao MEC (Ministério da Educação) e assinatura de Termo de Adesão, no qual manifesta-se solidariamente responsável e comprometida com o projeto. 

Anuência do corpo docente
Para cada escola indicada, a Secretaria de Educação Estadual ou Municipal deverá enviar ao MEC um ofício, onde o(a) diretor(a) da escola, com a anuência do corpo docente, aprova a participação da escola no projeto.

Conheça o Programa UCA

Histórico do programa UCA

Objetivos
O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.
Quando começou?
O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.

Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:

CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;
CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e
LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.
Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.
Como funcionará?
Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.

Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.

Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.
UCA Total
Por iniciativa dos governos Federal, estaduais e municipais, o projeto será replicado em seis municípios brasileiros, que terão todas as suas escolas atendidas, onde são chamadas de UCA Total. Os municípios selecionados são:

Barra dos Coqueiros/SE;
Caetés/PE;
Santa Cecília do Pavão/PR;
São João da Ponta/PA;
Terenos/MS;
Tiradentes/MG
GTUCA
GTUCA - Grupo de trabalho do Programa UCA.

O grupo é formado por especialistas no uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação. Para execuçnao do projeto dividiu-se em três frentes:

GT Formação;
GT Avaliação e;
GT Pesquisa.

Cronograma de implantação do UCA

Cronograma de implantação do UCA

A entrega dos equipamentos para as escolas é realizada em três lotes diferentes e segue um cronograma de implantação, que considera a preparação da infra-estrutura, formação e avaliação. A data prevista para conclusão da formação refere-se aos treinamentos realizados nas escolas, entretanto haverá ainda ao longo do ano o treinamento continuado (e-learning). Veja abaixo o cronograma para cada um dos lotes, além das cidades que receberão equipamentos para todas as escolas (UCA Total):

Lote 1
Este lote é composto pelos seguintes estados: Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.



Data prevista para conclusão

Lote 1
Infraestrutura 5/2010
Formação 6/2010
Avaliação 12/2010


Lote 2
Este lote é composto pelos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazônias, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.



Data prevista para conclusão

Lote 2
Infraestrutura 6/2010
Formação 7/2010
Avaliação 7/2010


Lote 3
Este lote é composto pelos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.



Data prevista para conclusão

Lote 3
Infraestrutura 8/2010
Formação 9/2010
Avaliação 10/2010


UCA Total
Os municípios UCAs Totais são: Barra dos Coqueiros/SE, Caetés/PE, Tiradentes/MG, Terenos/MT, Santa Cecília do Pavão/PR e São João da Ponta/PA.



Data prevista para conclusão

UCA Total
Infraestrutura 5/2010
Formação 11/2010
Avaliação 12/2010

Fonte: http://www.uca.org.br/institucional/noticiasCronograma.jsp

UFC lança UCA

UFC Virtual lança programa Um Computador por Aluno
O Instituto UFC Virtual lançou nessa quarta-feira (23), às 8h30min, no Ceará, o programa Um Computador por Aluno (UCA), que objetiva criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras.
Outra meta do UCA é a ampliação do processo de inclusão digital escolar para a promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. O evento ocorreu no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. Durante o lançamento, havia um laboratório equipado com os laptops educacionais para demonstração.
No Ceará, o programa é realizado pela UFC em parceria com a União dos Dirigentes Municipais do Ceará (Undime-CE) e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
O UCA será implantado, inicialmente, nos municípios de Fortaleza, Barreira, São Gonçalo do Amarante, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral, totalizando nove escolas de Ensino Fundamental e Médio. Elas já receberam mais de 3.600 laptops educacionais.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carneiro de Mendonça, de Maracanaú, também será contemplada com 500 laptops educacionais do modelo XO, doados pela Fundação OLPC, presidida pelo cientista Nicholas Negroponte, o criador do conceito "um computador por criança", que serviu de inspiração para a criação do Programa UCA. Apenas quatro escolas no Brasil receberam doações de computadores da Fundação OLPC.
Após a solenidade de lançamento do UCA no Ceará, será iniciada a formação para 40 educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais (NTE e NTM) das secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Eles serão responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas escolas integrantes do Programa.
O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade encarregada pelo Ministério da Educação para a implantação e a formação de professores do UCA no Estado do Ceará e, também, responsável pela formação das equipes das universidades que implantarão o Projeto nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
Mais informações podem ser obtidas nos sites www.uca.org.br e uca-ce.blogspot.com.
Fonte: Professores Mauro Pequeno e José Aires, do Instituto UFC Virtual - (fone: 85 3366 9509)

Glória Hamelak
Geóloga e Educadora
Mestra em Geodinâmica e Recursos Naturais
CREA CE42712D
e-mail: hamelak@yahoo.com.br

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O UQUINHA

Olá, amei o dia de hoje, pois foi bastante proveitoso e enfim conheçemos o UQUINHA. XERÃO A TODOS

Muito prazer, uquinha!

Hoje o curso no CRP foi excelente. O professor Ismael explicou as funcionalidades e configurações do computador de projeto UCA e a professora Márcia fez uma oficina de utilização do mesmo. Foi muito interessante. A máquina tem uma ótima performance. Os alunos vão gostar muito!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tutorial para Acessar sua pág de e-mail

Olá pessoal, na semana passada lá no CRP a instrutora falou sobre como acessar a página de e-mails. Beleza! Aposto como todas vocês se lembram não é?
Exatamente por isso resolvi escrever este tutorial, que serve como uma receita de bolo, para que você possa revisar passo a passo as etapas para entrar na sua página de e-mail. No nosso caso falarei das páginas da HOTMAIL e GMAIL.
ENTÃO, VAMOS LÁ!
Esta é a tela inicial do kurumin (programa utilizado lá no CRP), é aqui que começa tudo.


1º passo: Acessar a internet. Para acessarmos a internet devemos clicar no ícone do navegador (navegador é o programa que utilizamos para visualizar as páginas da internet). Neste caso utilizaremos o navegador FIREFOX.


Veja no detalhe o ícone do Firefox é um globo cercado por uma raposinha em chamas.
Observem agora como fica a tela depois de abrirmos o navegador

Agora podemos avançar para o próximo passo que é acessar a página do provedor de e-mail.
Antes, porém, deixo uma dica:
Você sabe diferenciar SITE e E-MAIL?
Site é uma pagina de internet que é caracterizado por esse tipo de endereço:
www.nomedosite.xxx.yy – onde o WWW é a sigla para Wolrd Wide Web (que é a internet), seguido do nome do site (Hotmail, por exemplo), depois vem 3 letrinhas que podem ser: com, gov, inf, net, org, etc (etc é et cetera mesmo), que designam o site quanto a sua finalidade (.com por exemplo são sites de cunho comercial e .gov são sites relacionados ao governo), e por fim vem duas letrinhas que caracteriza a origem da hospedagem do site (.br são sites hospedados no Brasil, .uk estão na Inglaterra, quando existe apenas .com é porque o site está nos Estados Unidos)
já os emails possuem o seguinte formato:
nomedousuario@nomedoprovedor.xxx.yy – Onde o nome do usuário é nome que a gente escolhe para o nosso email, seguido do símbolo de arroba @ e o nome do provedor de e-mail, e depois os sufixos “.com" e “.br”. no nosso caso os e-mails da HOTMAIL e do GMAIL não possuem a terminação “.br”
Fica a Dica!
2º Passo: Acessando a página do provedor de e-mail. Para isso você clica na barra de endereços do navegador e digita os seguintes endereços:
Se você possui uma conta da Hotmail: www.hotmail.com.br
Se você possui uma conta do Gmail: www.gmail.com.br
Abrirá uma página para que você preencha o nome do seu e-mail e a sua senha.

Página do GMAIL Página do HOTMAIL

E pronto você estará dentro da sua página de e-mail, onde você poderá abrir as mensagens novas, enviar novas mensagens e gerenciar as mensagens antigas.
Espero que tenham gostado!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Presente UCA

Esse foi um ano de grandes mudanças em minha vida . Eu não só desejava essas mudanças como também acreditava verdadeiramente nelas. Entre minhas metas a de ter uma habilidade maior com o computador era uma das mais fortes. Tendo projetos de um curso mais intensivo que me ajudasse de forma concreta em meus trabalhos e assuntos . E o prazo era logo após resolver minha situação de lotação... Com a lotação veio de presente o projeto UCA e o desejo de crescer cada dia mais profissionalmente.

alivio

Eu estou muito feliz porque ja aprendi a manusear o computador de forma mais direcionada e não somente orkut.

QUERO SER UMA MULHER ANTENADA!!!

Estou na maior expectativa pra começar a trabalhar com os computadores, sei que este Programa irá ser um marco no Monteiro Lobato...se já somos bons...ficaremos melhores! Yes!!!

domingo, 30 de maio de 2010

*Laptop de 100 dólares da OLPC vai virar tablet PC***

*sexta-feira, 28 de maio de 2010, 11h18***

Depois de anos tentando desenvolver um laptop de baixo custo para estudantesde países em desenvolvimento sem sucesso, a Fundação One Laptop Per Child(OLPC, sigla em inglês para um laptop por criança) firmou parceria com afabricante de chips Marvell para produzir um tablet PC de US$ 99. Ele serádesenvolvido a partir do projeto de design batizado de Moby, patenteado pelaMarvell, e provavelmente irá operar com o Android, o sistema operacionalpara dispositos móveis do Google.
O novo equipamento vai manter o nome XO,do antigo programa da OLPC. O programa tinha como objetivo criar um laptop de 100 dólares, para que os governos o comprasse e distribuísse nas escolas públicas para estudantes de baixa renda, mas o máximo a que se conseguiu chegar foi o desenvolvimento  o XO, um notebook de US$ 200 que não tem teclado adaptável aos diferentes alfabetos orientais e, por isso, precisa de um teclado periférico.
 A Marvell, entretanto, afirma que encontrou meios de reduzir os custos de
fabricação dos chips que equiparão o novo tablet – ele terá conexão à internet sem fio, uma ou duas câmeras, tela sensível ao toque (touch screen) precisará de apenas 1 watt de potência para funcionar.
O fundador e presidente da One Laptop Per Child, Nicholas Negroponte,  também co-fundador do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), disse que que a grande diferença do novo XO para os demais tablets e leitores eletrônicos é que ele não é somente mais um dispositivo paraconsumo de conteúdo, mas uma ferramenta para as crianças criarem seuspróprios textos, vídeos e até jogos.
A primeira versão do aparelho deve ser apresentada em janeiro do ano que vem, durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que acontece em Las Vegas, Estados Unidos.

http://www.tiinside.com.br/28/05/2010/laptop-de-100-dolares-da-olpc-vai-virar-tablet-pc/ti/183655/news.aspx

sábado, 29 de maio de 2010

Por que um computador por aluno?

Por que Um Computador por Aluno?

A ideia do laptop conectado um para um (1:1), disponibilizado na escola para cada aluno e educador, gera novas dimensões de acesso à informação e novas relações com o saber que podem resultar em tendências educacionais inovadoras, descortinando novos e promissores horizontes de trabalho do conhecimento nas escolas.

Articula diferentes conceitos, permeados na sociedade e cultura digital, em especial, o aprender pela interação em redes sociais e o desenvolver as competências e habilidades exigidas pela sociedade atual. Possibilita a criação de redes em interação aluno com aluno, aluno com professor, professor com especialista e um tanto outro número de enlaces numa experiência de inteligência coletiva, rica, inovadora e multiplicadora do conhecimento.

Fonte: Curso de Formação do E-Proinfo

Monteiro Lobato na internet.

Twitter: http://twitter.com/emonteirolobato

Fotos: http://picasaweb.google.com/100633028584052932396

Sonico: http://www.sonico.com/monteirolobato

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001062254129

Ning: http://liemonteirolobato.ning.com/

Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/liemonteirolobato

Lista: liemonteirolobato@yahoogrupos.com.br

Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101316943

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1581358121352952115

Blog: http://programaucanomonteirolobato.blogspot.com

Site: www.emeifmonteirolobato.webnode.pt

E-mail: escolalobato@gmail.com

sexta-feira, 28 de maio de 2010

I Fórum Nacional de Cidades Digitais - Projeto UCA Um Computador por Aluno

Conceitos envolvidos no uso de laptop na educação

Conceitos envolvidos no uso de laptop na educação

Vivemos sob conexão e em conexão com outros, vivemos a partir do mundo digital e esse, sempre acompanhado de mídias e de dispositivos em formatos diversos, nos acrescenta novas funções de comunicação. Servimo-nos, em nosso cotidiano, dos recursos possíveis à comunicação e à informação, e é principalmente da tecnologia Internet que valemo-nos para realizar transações, para ouvir música, para assistir a vídeos, para acessar a notícias, para nos comunicar, conversar, compartilhar, informar e construir conhecimentos.

Vamos analisar alguns dos conceitos subjacentes ao uso dos computadores portáteis na educação, Esses conceitos se relacionam ao uso dos dispositivos móveis, de estrutura de Internet e todas as possibilidades que o acesso a qualquer hora, de qualquer lugar e em movimento. E isso se refere aos conteúdos que vêm por meio de informações, notícias, interação, colaboração, socialização, aulas on-line, pesquisas, publicações etc, distribuídos nas redes, nos ambientes educacionais, em formatos e mídias diversas. Refere-se também a construção de conhecimentos de forma autônoma ou colaborativa em rede.

Fonte: Curso de Formação do E-Proinfo

Início da formação para o UCA.





Hoje iniciamos o curso de inclusão digital no CRP. O momento contou com a presença de Angela Torquato, Mazé Alencar, Wellington Freitas, Selma Bessa, Geny Lucia, professores, funcionários e gestores da EMEIF Monteiro Lobato. Foi um encontro muito rico de troca de experiências, explicações e tira-dúvidas. Durante o mês de junho continuaremos às segundas, quartas e sextas.

domingo, 2 de maio de 2010

Programa UCA no Monteiro Lobato

A Silvinha chegou com a notícia: o Monteiro Lobato foi contemplado com o programa UCA. Ficamos eufóricos. Vamos ver o que acontece. Com certeza, mudanças virão.