quarta-feira, 23 de junho de 2010

UFC lança UCA

UFC Virtual lança programa Um Computador por Aluno
O Instituto UFC Virtual lançou nessa quarta-feira (23), às 8h30min, no Ceará, o programa Um Computador por Aluno (UCA), que objetiva criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras.
Outra meta do UCA é a ampliação do processo de inclusão digital escolar para a promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. O evento ocorreu no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. Durante o lançamento, havia um laboratório equipado com os laptops educacionais para demonstração.
No Ceará, o programa é realizado pela UFC em parceria com a União dos Dirigentes Municipais do Ceará (Undime-CE) e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
O UCA será implantado, inicialmente, nos municípios de Fortaleza, Barreira, São Gonçalo do Amarante, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral, totalizando nove escolas de Ensino Fundamental e Médio. Elas já receberam mais de 3.600 laptops educacionais.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carneiro de Mendonça, de Maracanaú, também será contemplada com 500 laptops educacionais do modelo XO, doados pela Fundação OLPC, presidida pelo cientista Nicholas Negroponte, o criador do conceito "um computador por criança", que serviu de inspiração para a criação do Programa UCA. Apenas quatro escolas no Brasil receberam doações de computadores da Fundação OLPC.
Após a solenidade de lançamento do UCA no Ceará, será iniciada a formação para 40 educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais (NTE e NTM) das secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Eles serão responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas escolas integrantes do Programa.
O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade encarregada pelo Ministério da Educação para a implantação e a formação de professores do UCA no Estado do Ceará e, também, responsável pela formação das equipes das universidades que implantarão o Projeto nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
Mais informações podem ser obtidas nos sites www.uca.org.br e uca-ce.blogspot.com.
Fonte: Professores Mauro Pequeno e José Aires, do Instituto UFC Virtual - (fone: 85 3366 9509)

Glória Hamelak
Geóloga e Educadora
Mestra em Geodinâmica e Recursos Naturais
CREA CE42712D
e-mail: hamelak@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário